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Por que contamos histórias?

Atualizado: 6 de mar.



1. Despertar e desenvolver a capacidade de experiência das crianças é hoje mais

importante do que antes. A imaginação das crianças está se atrofiando cada vez

mais devido ao consumo passivo de internet e televisão. Isso se reflete no fato de que muitas vezes as crianças são difíceis de entusiasmar, motivar e movimentar. Falamos

frequentemente de crianças "mimadas, saturadas", mas queremos dizer a

incapacidade de experimentar naturalmente.


2. Contar histórias não apenas leva as crianças à experiência, mas também

estimula a imaginação. Estimular e desenvolver a imaginação significa aumentar o

poder criativo do jovem. A falta de imaginação muitas vezes causa tédio e falta de

contato.


3. Contar histórias estimula e desenvolve as funções básicas da alma (sentimento,

sensações, raciocínio). Quem hoje consegue se colocar no lugar de outras

pessoas, compreender seus problemas, suas dificuldades, suas situações - ou

seja, sentir empatia, compartilhar do sofrimento?


4. Ao contar uma história, a criança aprende a contemplação. Isso é uma condição

para a devoção. Ao assistir televisão, vídeos, etc., ocorre exatamente o oposto. As

imagens mudam muito rapidamente, de modo que a criança não tem tempo para

contemplá-las e refletir sobre elas.



5. Ao ouvir uma história, a "profundidade" do ouvinte é acionada. Isso significa que

imagens surgem nele. Isso representa um enriquecimento da consciência e,

portanto, das forças que agem para fora. O ouvinte aprende a se expressar melhor

verbalmente. Também significa um aumento de ideias, insights, conexões de

pensamentos, etc. Isso tudo se aplica, naturalmente, em primeiro lugar ao próprio

narrador!


6. Contar histórias e ouvir permite a identificação com os personagens, eventos e

situações descritas. Jovens - e ainda mais crianças - se assemelham. Eles se

tornam "um" com as pessoas e os acontecimentos da história.


7. A identificação contribui para a formação da identidade. A criança precisa de

modelos com quem possa se comparar e se igualar. Mais tarde, trata-se da

concordância da imagem ganha (de si mesmo) - com o eu real.


8. Ao contar histórias e ouvir, a relação de "tu" é despertada, fortalecida e

desenvolvida. Isso leva ao reconhecimento e à percepção do outro indivíduo, do

interlocutor. Dessa forma, o comportamento egoísta é limitado, corrigido e

gradualmente reduzido.


Dicas para Contar uma História:

Um bom contador de histórias vive na história e mantém a tensão através de:


  • Linguagem simples, discurso direto

  • Voz: falar, gritar, sussurrar...

  • Movimento natural e não muito excitante

  • Comparação para destacar coisas importantes

  • Pausas: pausa para reflexão sobre novas ideias

  • Perguntas simples

  • Contato visual: cada criança deve ser capaz de ver o rosto do contador de

  • histórias.

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